terça-feira, 15 de abril de 2008

Confusões Bíblicas IV

Quarta etapa de nossa gincana "Confusões Bíblicas".
Desta vez serão três perguntas que não se relacionam - como as três
primeiras etapas foram - para que possamos discutir o máximo de tópicos possível em pouco tempo.
Divirtam-se!

  1. A última praga do Egito foi a morte de todos os primogênitos das casas que não tivessem a marca de sague nos umbrais (Ex 12.29, 30). Essa praga, assim como todas as outras, aconteceu porque Faraó se recusou a deixar o povo de Israel ir. Entretanto, o povo do Egito não tinha poder sobre as decisões do Faraó, então, se Deus é amor, como Ele poderia ferir os primogênitos dos egípcios, que não eram responsáveis pelas ações de Faraó?
  2. Por que Saul, no capítulo 17 de 1 Samuel, não reconheceu Davi após este ter matado o gigante Golias, sendo que no capítulo anterior ele havia contratado Davi para que lhe tocasse a harpa?
  3. No salmo de número 1, davi diz que o justo "medita de dia e de noite". Contudo, sabemos que a meditação está associada às religiões orientais, tais como o budismo e o hinduísmo, que são contrárias ao cristianismo. E aí, os cristãos devem ou não meditar?

6 comentários:

Unknown disse...

gente este ta dificil.. mas vou pesquisarr

Unknown disse...

ah n° 1 eu achooo que Deus matou pelo fato deles verem que Deus protege msm os que são deles.
pelo fato de que os egípcios servirem ao faraó serem servos de faraó.

Unknown disse...

2-- o meditar de Davi é estar sempre ligado a palavra de DEus de dia e de noite.
Ele quis dizer que não devemos fikar longee da palavra e Nela sempre estarmos ligados, meditar no caso vem de estar sempre com o pensamento na palavra.
não é o mesmo meditar de outras ceitas, que fikam em Off.

Niiick disse...

eitta.. só dá t.ó. :P

vô responder, agora... tava pesquisando ainda e eu tava emépocadeprovas mas graças a Deus já acabaram \o/.. tá:

1: Deus é amor, mas Deus é justo. Além de fazer com que isso fosse uma afronta pro Faraó, ele fez com que o povo do Egito provasse que temia a Deus. Foi Deus provando eles. Tanto que (nessa praga) os que não acreditaram no que Moisés e Arão diziam, perdiam seus filhos primogênitos. Os que acreditaram foram lá e passaram o sangue direitinho e tudo. E também pra mostrar que Deus é muito mais poderoso do que os feiticeiros de Faraó, lá.

2: eu acho que isso aconteceu porque caso Davi fosse bem-sucedido, ele ia se casar com a filha de Saul. Então o caso num foi que Saul não reconheceu Davi, foi que Saul queria conhecer melhor a família de Davi.
Nessa versão q eu tô lendo aqui (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal) o comentarista fala q Saul poderia ter uma condição mental instavel e isso ajudaria a fazercom que Saul não o reconhece-se.

3: O autor (que não é Davi, é algum anônimo) não diz: medita de dia e de noite. Ele diz "Antes, tem seu prazer na lei do Senhor e NELA medita de dia e de noite". De acordo com o dicionário Sacconi de Português, meditar quer dizer "pensar em; refletir profundamente durante muito tempo acerca de" e esses significados se enquadram perfeitamente no versículo. Você PENSA nela, REFLETE nela de dia e de noite.

Pronto.. acho que é só isso.

Unknown disse...

nick concordo ..
mas acho na 2
que saul tinha inveja de Davi.

Ronaldo Lima Jr. disse...

Muito bom, T.Ó e Nyc, as respostas de vocês se completam e estão certas! Gostei muito do que o T.Ó colocou sobre meditação e o que a Nycole colocou sobre as três questões. Vocês vão ver que o que eu vou escrever é só complemento do que o que vocês já colocaram:

1- Exatamente como a Nycole colocou: Deus estava provando o povo do Egito, pois todos tiveram a oportunidade de serem livres daquela praga (passando o sangue no umbral das portas). Ex 12.38 afirma que "subiu também com eles [os filhos de Israel] um misto de gente", demonstrando que muitos egípcios se juntaram aos hebreus em decorrência do juízo do Senhor. Além disso, simplesmente porque o povo não interferiu na decisão de Faraó, não quer dizer que eles não poderiam tê-lo feito. É certo que o regime do Egito era ditatorial, mas o povo poderia ter se revoltado e rebelado contra o Faraó por conta das pragas.

2- Aqui são duas possibilidades, umas delas é o que a Nycole falou: Saul queria saber quem era Davi no sentido de quem eram seus pais, quem era sua família, o seu histórico, tanto que a pergunta de Saul não é "quem é você?" e sim "de quem és filho, jovem?". A outra possibilidade é que Saul, um rei ocupado, poderia nunca ter atentado para um músico humilde, que era apenas mais um de seus muitos servos.

3- as respostas do T.Ó e da Nyc estão tão completas que nem preciso comentar sobre essa. Parabéns!