segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Confusões Bíblicas I

Olá par todos! Hoje começaremos a gincana "Confusões Bíblicas", que irá até o final de junho. A idéia é vocês pesquisarem e comentarem sobre as supostas "confusões", "erros" e "equívocos" da bíblia. Coloquei essas três palavras entre aspas porque não existem confusões, erros ou equívocos na bíbilia.

Deus não pode errar. A bíblia é a palavra de Deus. Logo, a bíblia está isenta de erros.

O que existe são dificuldades pontuais de interpretação, que, levando em consideração contextos mais amplos e até mesmo conhecimento geral, são superadas.

Vamos começar com duas confusões sobre o Gênesis. Leiam com atenção, pesquisem, conversem com outras pessoas, e comentem!

  1. Como poderia haver luz antes do sol ter sido criado? Segundo o primeiro capítulo de Gênesis, o sol foi criado no quarto dia, mas Deus disse "haja luz" no primeiro dia.
  2. Por que Adão não morreu no dia em que comeu do fruto proibido, como Deus disse que aconteceria? Em Gênesis 2.17, Deus disse para Adão "no dia em que dela comeres, certamente morrerás", mas depois que pecou e foi expulso do Jardim, Adão ainda viveu até os 930 anos (Gn 5.5)

Have fun!

28 comentários:

Anônimo disse...

no primeiro acaso eu acredito que Des primeiro criou as situações necessárias para que tudo o que ele viesse a criar posteriormente fosse regido por "leis", ou seja, Deus criou os astros luminosos no quarto dia mas logo no primeiro dia Deus desfez o "caos" que existia na terra e no universo: "A terra era vazia e sem forma..." criando leis que regessem toda criação "Luz chamou de dia e as trevas de noite."

Em outras palavras, Deus criou o cenário para depois criar os "astros": "o Sol para governar o dia e a lua para governar a noite"

Anônimo disse...

No segundo caso, a árvore do conhecimento do bem e do mal representava a autonomia do homem que estaria ali a disposição do homem para sempre, a partir do momento que quisesse ser independente de Deus era só provar do fruto da árvore.
Quando Deus diz "certamente morrerás" eu acredito que Ele incluia todas as mortes. Como assim? A morte relacional é um exemplo, já que no momento em que o pecado entrou na vida do homem ele perdou o relacionamento direto que tinha com Deus. Também representa a morte moral da sociedade, a morte espiritual e inclusive a morte física.

Quando o homem provou do fruto houve uma morte relacional para com Deus, e como consequência as outras mortes...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

eu que a luz . era pra fikar claro e sol depois p esquentar a terra.
e ele (Adão) não morreria carnalmente; e sim espiritualmente;;
acho que é isso .. vou pesquisar melhor..

Niiick disse...

Mas de qqr jeito ele não morreu espiritualmente .. depois disso, Deus ainda o abençoou muito.. acho que se fosse uma morte espiritual de verdade, Deus se afastaria totalmente de Adão e de Eva. Como , por exemplo, tá em Gn 4. 25: "E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela teve um filho, e chamou o seu nome Sete; porquê disse ela: [b]DEUS me deu outra semente em lugar de Abel[/b],porquanto Caim o matou."
Isso mostra qe mesmo com o pecado dele, Deus recompensou ele com Sete, qe foi um carinha bem legal..

Pra mim, foi a partir desse momento qe Deus passou a realmente ter misericórdia dos homens.. pq até então só existiam 4 pessoas.. sendo q 1 tinha sido assassinada..
E Deus ainda não tinha tido a experiência e paah . Deus não ia matar os primeiros homens da face da terra.. essas criaturinhas chatas qe Ele ama tanto ... pura misericórdia!!
E quano ao negoço do Sol... eu acho a mesma coisa qe o T.Ó. Deus fez o dia .. mas o próprio DEUS não precisa de ter sol pra ficar quentinho, ou pra iluminar o caminho dele.. nós, humanos, precisamos de luz pra enxergar [fato].. Deus não.. então pra Ele não faria diferença nenhuma ter ou não o Sol. Acho que Ele criou o Sol já formulando a idéia de algum dia pessoas habitarem a Terra.

Pronto.

:)

Anônimo disse...

Meu povoo!!
Não posta a opinião de vcs aqui não!
Assim todo mundo vai ler e seguir a mesma linha de raciocinio! Daí n dah neh?! =s

Diz ae Junior! Pra onde a gente manda as respostas da gente pro teu e-mail pessoal?

flw!
Abraçoo!

Ronaldo Lima Jr. disse...

Oi Jeff (e todo mundo)! Pode colocar as respostas aqui sim, porque a idéia desta gincana não é tanto a de "certo x errado" e sim um tipo de maratona, onde juntos formulamos respostas e soluções para as questões colocadas. Pode puxar da linha de raciocínio já colocada, contanto que dela você extraia coisas novas. Desta maneira, acredito que chegaremos a respostas mais completas e registradas em um lugar público, onde qualquer pessoa pode depois vir e se deleitar com os ensinamentos produzidos pelos próprios adolas.
Que tal?
É uma gincana com menos competição e mais colaboração.

E parabéns para aqueles que já participaram desta primeira postagem. Continuem comentando nas próximas!

Bjs,

Jr.

Unknown disse...

Ahhh tahhh... kkkkk

assim sim...

então tá!
então, cá vai!

1. Como poderia haver luz antes do sol ter sido criado? Segundo o primeiro capítulo de Gênesis, o sol foi criado no quarto dia, mas Deus disse "haja luz" no primeiro dia.

Que Luz seria essa? Boa questão. Na verdade eu tenho algumas teorias, mas acho que vou me deter naquelas que acho capaz de ser mais prováveis...

Nós sabemos que a história da Bíblia começa com a criação dos céus e da terra (Gn. 1.1), mas sabemos que Deus não começou a “existir” apenas a partir desse momento. (Ap 22.12 e 13: “E eis que cedo venho (...) Eu sou o Alfa e o Omega, o Princípio e o Fim, o Primeiro e o Derradeiro”), o que significa que antes desse momento algumas coisas já haviam acontecido, por exemplo, a queda de Lúcifer – O Anjo de Luz.

Baseando nosso pensamento nessas passagens, podemos pensar que a Luz já existia, sem haver a necessidade do Sol (que só foi criado para governar o dia). Até mesmo porque, de acordo com 1 João 1:5 "Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas", o que prova que a Luz em si, já existia antes do Sol.

Seguindo esse raciocínio, de que Deus é Luz, a gente pode se perguntar por que ele teve de dizer “Haja Luz”? Por que não bastou Ele aparecer pra deixar tudo iluminado?!

Aí a gente pode pensar que Ele criou a Luz, naquele momento, com suas palavras. Podemos basear isso em João 1:1-3 está escrito que “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”. E o que e o Verbo se não uma ação; uma palavra? Então (considerando esse “verbo” não como Jesus, mas como “palavra que indica uma ação”) podemos dizer que “No princípio era a Ação, e a Ação estava com Deus, e a Ação era Deus”. Sendo assim, se Deus é a Ação e o Verbo, seria possível para Deus “criar” a Luz, utilizando somente essas palavras: “Haja Luz”.

Se reunirmos agora esses dois pensamentos podemos dizer que: a Luz já existia antes da criação dos céus, da terra e do próprio Sol e que as palavras, pronunciadas por Deus, “Haja Luz” foram como que, um pequeno interruptor que acendeu tudo isso!


2 “E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.” Gn 2. 9
“Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal”. Gn 3. 5

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." Rm 6:23

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” Rm 3:23

(só pra ter um certo embasamento bíblico! Hehe)
Anteriormente nós vimos que Deus é luz e que não há comunhão entre a luz e as trevas, certo? No principio a Bíblia nos diz que Deus criou o Homem e que se relacionava com ele pela viração do dia. Ora, se Deus deu um comando e eles desobedeceram, eles pecaram, e o salário do pecado é a morte, mas não se trata de morte física, mas sim espiritual. A partir do momento em que o Homem se tornou conhecedor do Bem e do Mal Deus não pode mais relacionar-se diretamente com o Homem como fizera antes e o próprio homem tinha essa consciência, tanto que quando Deus apareceu no Jardim eles se esconderam de Sua presença.
Voltando à questão da morte.
Há um livro que fala e ilustra muito bem o ponto de vista que gostaria de esclarecer aqui, mas não me recordo dele agora. Ao pesquisar sobre (tentando encontrar o bendito livro) me deparei com o seguinte enxerto deste blog:

“O inferno existe, não como um lugar, mas ‎como uma condição, um estado da pessoa que sofre a dor de estar apartada de Deus.” ‎O Papa João Paulo II disse em 1999: “Em vez de o inferno ser um lugar, ele indica a ‎condição dos que deliberada e definitivamente se separam de Deus, a fonte de toda a ‎vida e alegria.” Sobre as imagens do inferno como lugar de fogo, ele disse: “Elas ‎mostram a completa frustração e o vazio da vida sem Deus.” Se o papa tivesse descrito ‎o inferno como um lugar em que há “chamas e o Diabo de roupa vermelha e com um ‎forcado na mão”, disse o historiador eclesiástico Martin Marty, “as pessoas não o ‎teriam levado a sério”.

É exatamente aí que eu quero chegar!
A morte a que Adão e Eva foram sentenciados foi à morte de viver longe da presença física de Deus e de tudo aquilo o que Deus preparou para eles. Essa foi à verdadeira morte a que o texto se refere.
Imagine uma pessoa extremamente rica, um Paulo Otavio da vida, e que, de um momento para o outro perde tudo o que tinha... Se pra nós, perder um carro, ou uma alta quantia de dinheiro já é relevante, imagine a situação!
Adão e Eva tinham tudo o que alguém poderia desejar. Toda a terra, frutos, e animais sujeitos a eles e a possibilidade de conviver, face a face, diariamente com o Pai! E de repente eles foram privados de tudo isso. O única modo de viver que eles realmente conheciam havia acabado.
A morte a que eles foram sujeitos foi à ausência de Deus e à necessidade de experimentar situações como o trabalho, dores de parto e até mesmo a morte física, coisas que não teriam acontecido se apenas eles tivessem decidido obedecer uma única ordem.


Excelentes perguntas viu?! Gostei muito! (nunca tinha parado para refletir sobre a questão da luz...)

Bom tá aí, meu ponto de vista...
Abraço!

Jefferson Couto

Anônimo disse...

bem vou por em xeque a teoria 1 do jeffC(hehehe)

1. Como poderia haver luz antes do sol ter sido criado? Segundo o primeiro capítulo de Gênesis, o sol foi criado no quarto dia, mas Deus disse "haja luz" no primeiro dia.

Let's go,o fato de Deus ter dito "haja luz"(genesis 1:3)quer dizer que a luz seria dEle(o resplendor e brilho de Deus)
"No principio criou Deus os céus e a terra.A terra,porem,estava sem forma e vasia;havia trevas sobre a face do abismo,e o espirito de Deus pairava por sobre as águas."(genesis1:1,2)
Deus sempre existiu :"Eu sou o Alfa e o Omega,o Primeiro e o Ultimo,o Principio e o Fim"(apocalipse22:3)
"Quem fez e execultou tudo isso?Aquele que desde o principio tem chamado as gerações à existÊncia,eu,o Senhor,o primeiro,e com os ultimos eu msm"(is 41:4)
eu levo a crer que q a "Luz"em questão do 1º dia,deva ser a luz dEle,seu resplendor a sua glória e o sol seje uma pequena parte de seu resplendor!


2.Por que Adão não morreu no dia em que comeu do fruto proibido, como Deus disse que aconteceria? Em Gênesis 2.17, Deus disse para Adão "no dia em que dela comeres, certamente morrerás", mas depois que pecou e foi expulso do Jardim, Adão ainda viveu até os 930 anos (Gn 5.5)
Tenho uma uma"opinião" em relação a esse 2º tópico(heheeh)
Sua morte(Adão) foi espiritual e não fisica como muitos questionam.
É basicamente assim:ele perdeu seus privilégios de falar com Deus lado-a-lado e de ter intimidade com ele!
por isso que sua morte foi espiritual!
sua morte física não ocorreu na hora porque Deus ,sendo sábio,tinha um plano para reverter esse "grave" que Adão cometeu.Não queria que a descendencia de Adão o respeitassem(ta certo isso?!)por medo,mais sim por amor,opção.Tendo Deus como um Deus perverso,inquestionável,malvado mas pelo contrario,um Deus que te dar liberdade de escolher o que é certo ou errado sem interferir na sua escolha querendo que nós o escolha por amor!
Um exemplo bem claro é quando paulo chega numa cidade e ve os cristãos "fazendo bagunça" e ele os adiverte dizendo que podemos fazer tudo,mas nem tudo nos convem a fazer,nem tudo é licito que faça( ops...não achei a referencia!)
Para reflexão:Tudo que plantamos colheremos!
bjin e xerin heheeh
abração

Liz Agnes disse...

1- Nenhum artista ou desenhista trabalha na escuridão!(certo?!)
Deus como em bom criador não faria sua criação nas trevas. Por isso disse haja luz e hove luz!
a luz que surgiu naquele momento era a própria luz divina que se projetou sobre a Terra(que era sem forma e vazia)!
=D

2- Adão realmente não morreu físicamente.Sua morte foi espiritual, Adão no momento que comeu do fruto ele sentiu senso de culpa e profanação que o levou a ter medo e vergonha de Deus. Adão e Eva foram amaldiçoados e expulsos do Edem,mas ao mesmo tempo Deus por amor quis mostrar-lhes graça salvadora e prometeu-lhes que um dia, a semente da mulher esmagaria a cabeça da serpente a causadora da morte espiritual de Adão e Eva. Essa promessa referiu-se a Cristo.

=D

Anônimo disse...

bom
com todo esse povo falando o q eu ia dizer fica dificil neh?
hahahah
e tb com todo mundo falando tão bein e com tanta sabedoria eu fico la no chão!
kkk

mas enfim
vou tentar tb

o que eu axo eh mto complexo saca?
eu nao sei se vou conseguir me expressar em palavras
mas meo professor de redação agradece
hahaha

agora serio
eu axo q na primeira questao ja existia luz, mas Deus quis oficioalizar ao dizer:"Haja luz"
Ele quis deixar bein claro q foi Ele quem nos deu essa maravilha.
E outra coisa, por Ele ja ser a proproa luz em pessoa Ele quiz que o universo tivesse luz propria atarvéz dos astro!

Ja ne segunda questao axo que Deus quis dizer q ao comer do fruto proibido ele certamente morrerá ALGUM DIA
kkkkkk
pke eu axo q por noa haver pecado naqueles dias eles nunca irião morrer...eles irião viver pra sempre, dai ao comer eles pecaram (desobedecendo)e como tipo uma punição ganharam a morte!


ufaa
axo q consegui nhe?
tirando algumas baboseiras
hahaha
mas axo q meo prof de redaçao ia ficar orgulhoso
iuieuiue
vou pegar o email dele e mandar ele vir aqui
ieueiueiue
mas ai eu ter q começar a escrever tudo bein direitin
"/
sacrifios por Deus
hahahaha

beijo gentem! :*

ju

Unknown disse...

Poxa Jader! kk

Assim... to achando que você entendeu alguma coisa errada.
Minha teoria quanto à questão da Luz se resume nesse último parágrafo aqui:

"Se reunirmos agora esses dois pensamentos podemos dizer que: a Luz já existia antes da criação dos céus, da terra e do próprio Sol e que as palavras pronunciadas por Deus “Haja Luz” foram como que, um pequeno interruptor que acendeu tudo isso!"

Na verdade, você só veio a reforçar mais essa idéia! ;)

Paz Galera!

Anônimo disse...

Complementando a resposta:


1- Luz...
Eu achei bem legal as respostas sobre o surgimento da luz, e lendo novamente o primeiro capítulo de gênesis eu elaborei uma nova idéia.

Luz, no gênesis representa o próprio Deus que não pode ter comunhão com as trevas.

"O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más." João 3:19

Então neste caso a luz representa tanto o aspecto físico como espiritual. Era preciso que Deus criasse a luz para que se sustentasse a vida na terra como a vida espiritual do homem.

A luz que Deus criou (e que o Deus é) é mais importante que o próprio sol, visto que até mesmo as plantas foram criadas depois da criação do sol!

Isso demonstra a vida, e que tudo depende de Deus.

O próprio Jesus declara que é Luz, e que a luz é vida: "De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida." João 8:12

Eu vejo então que a narrativa de Gn 1.3 representa a soberania de Deus e a total dependência de toda a criação sujeita à Luz.
Luz é a presença de claridade de forma geral.
Representando a presença do Deus vivo que trás a vida.

Anônimo disse...

Para a nick.

Eu acho que ralmente houve morte espiritual sim, pois o relacionamento direto que havia entre adão e Deus foi interrompido.
Deus é misericordioso ao extremo como você disse, mas acredito que se criou um abismo entre Deus e o homem que veio a ser ligado em Jesus. E esse abismo é a morte no relacionamento com Deus e a morte espiritual.

por que se Adão e Eva não tivessem pecado não precisariamos de profecias, de necessidade de avivamentos, de pessoas proporcionando cura através do Espírito Santo ou milagres.
Estaríamos vivenciando o maior milagre de todos que é toda tarde recebermos a Deus e conversarmos muito e andarmos juntos sempre como grandes amigos... Eu acho que isso é uma morte espiritual..

=)

abraço

Ronaldo Lima Jr. disse...

Gente,

as discussões estão ótimas, muitas idéias colocadas aqui vou utilizar na minhas resposta - coisas válidas e que não tinha pensado antes...

Bom, eu não queria interferir até o fim do prazo, mas só para efeito de melhor entendimento, Arnaldo eu acho que você quis dizer em seu penúltimo comentário:
"A luz que Deus criou (e que o Deus é) é mais importante que o próprio sol, visto que até mesmo as plantas foram criadas ANTES da criação do sol!" (e não depois, como você tinha escrito).

Estou certo?

Abração e continuem refletindo!

Anônimo disse...

foi isso mesmo...

=P

eu quis dizer que as plantas foram criadas antes do sol!


valeu Junior!!

talita t. disse...

No primeiro caso, é o seguinte:
Deus não precisava do sol para que houvesse luz, porque ele é a Luz do Mundo! Ele só fez o sol para que fosse o governador de sua luz!

No segundo caso, a morte não é carnal, e sim espiritual!

Anônimo disse...

Siginifaca morte espiritual tanto que Nicodemos se espanta com um dos ensinamentos de Jesus que diz "A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.", "Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?"

a resposta de Jesus responde a toda essa questão:

"Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus."

acho q empolguei com esse negocio de confusões biblicas.. =D

abraço pra todo mundo

Unknown disse...

gente eu acho que a questão era o seguinte.. OBEDIÊNCIA em 1º lugar

AleXandre disse...

No 1º caso...
Salmos 36 vs: 9
"pois em ti está o manancial da vida; na tua [luz] vemos a [luz]."

Salmos 4 vs: 6
"Quem nos mostrará o bem? Levanta, Senhor, sobre nós a [luz] do teu rosto."

Salmos 43 vs: 3
"Envia a tua [luz] e a tua verdade, para que me guiem; levem-me elas ao teu santo monte, e à tua habitação."

Nessas Três passagens, Davi nos deixou bem claro que Deus era a LUZ, Ele já "tinha" a LUZ!!

No 2º caso...
Eu concordo com o Arnaldo quando disse q Adão teve uma morte espiritual!

Eu acho q essa "morte" foi quando Adão perdeu a intimidade com Deus!!

Vlw abraço pra todos

Anônimo disse...

Olá pessoal!!!
bom, em resposta a primeira confusão:
A terra era vazia, não possuía seres viventes e era coberta por uma grande escuridão(Gn 1.2)foi aí que Deus com seu infinito poder ordenou que houvesse luz!! Essa luz representou o início da atuação das ondas de energia luminosa sobre a terra. Depois Deus criou os astros luminosos para que permanecessem gerando e refletindo essas ondas de luz.

A função dos luminares foi a de perpetuar a luz que no princípio nosso Deus havia introduzido na terra e de servir como demarcadores de estações, dias e anos...
...é isso aí!!
(me baseei nos comentários da Bíblia de Estudo Pentecostal)

beijos a todos

Angela Carolina

Anônimo disse...

1- eu acho q Deus e a luz, e nada existe sem Ele,não existe vida sem luz,e nem poderia ser começada a criação, pois a primeira coisa que precisa existir é a luz, ou seja Deus, pra q as outras tornem a existir.

2- Adão desobedeceu e Deus se afasta do pecado; mas a presença de Deus na nossa vida é tao importante, q Adão estava quase morrendo espiritualmente.

bjo :*

Anônimo disse...

1- eu acho q Deus e a luz, e nada existe sem Ele,não existe vida sem luz,e nem poderia ser começada a criação, pois a primeira coisa que precisa existir é a luz, ou seja Deus, pra q as outras tornem a existir.

2- Adão desobedeceu e Deus se afasta do pecado; mas a presença de Deus na nossa vida é tao importante, q Adão estava quase morrendo espiritualmente.

bjo :*

Anônimo disse...

2ª "Confusão":
Adão vivia em perfeita comunhão com o Criador, estava livre do pecado e era santo. Mas pode-se dizer que não passou no teste de obediência a Deus. O Senhor deu a ele a liberdade de escolher que atitude tomar e o Primeiro Homem escolheu a rebeldia.
Como o salário do pecado é a morte (Rm 6.23), Adão de fato recebeu essa punição, seja no campo físico, moral ou espiritual (como já foi dito... =D)
O homem ao comer do fruto iria sim experimentar a morte humana, mas não de forma instantânea...o que de fato pesava sobre Adão era a perda da comunhão com Deus e da presença de Deus...com esse pecado a corrupção penetrou no coração e na vida de Adão e como uma doença foi transmitida a toda a humanidade...quem nasceu a partir daquele momento já continha dentro de si uma tendência ao pecado, ao mal,à desobediência.(Rm 5.12)

taí...

Angela Carolina
=8-D

Ronaldo Lima Jr. disse...

Galera,

Primeiramente quero parabenizar a todos pela ótima participação. Os comentários foram muito bons, bem fundamentados, instigadores, e completos, tanto que nem preciso escrever muito agora. Muitas explicações que vocês colocaram eu nem tinha pensado quando publiquei a confusão, o que é muito bom, pois aprendi muito com vocês. E tenho certeza que outras pessoas que acessarem este blog futuramente aprenderão muito também!

Sobre a primeira questão, os comentários de vocês mais do que responderam. Exatamente, o sol não é a única fonte de luz. Deus por si só é luz, Ele não precisava que uma criação dEle (o sol) existisse para que sua ordenança majestosa “Haja luz” ocorresse.

Sobre a segunda questão, vocês também responderam muito bem. Deus cumpriu o que tinha dito a Adão, que este morreria no dia em que comece do fruto, em todos os sentidos. Adão morreu sim espiritualmente, como muitos colocaram, havendo a partir daí a necessidade do homem renascer, morrendo para o mundo e renascendo em Cristo. E Adão também morreu fisicamente, pois é possível que Adão e Eva viveriam eternamente, caso o pecado não tivesse entrado no mundo, afinal, Deus os havia criado “à sua imagem e semelhança”, mas depois do pecado de Adão a morte entrou no mundo, e não apenas a morte mas também todo o sofrimento do mundo. Durante a pregação do domingo retrasado (24/02/08) do Pr Sóstenes, comecei a pensar em outra coisa também. É que o mundo foi criado com perfeição, e para nós, mas com o pecado no mundo, a própria natureza, que foi originalmente criada para o benefício do homem, passou a trazer a morte, através de furacões, enchentes, vulcões, terremotos, tsunamis, etc... só quero fazer uma ressalva sobre o comentário do Jeff sobre o comentário do papa João Paulo II (não estou corrigindo nada e nem discordando, Jeff, eu entendi em que sentido você colocou, só vou enfatizar para ficar bem claro, ok?). É verdade que se o Papa tivesse descrito o inferno como um lugar onde satanás e seus demônios habitam, muitos não dariam atenção, mas ao mesmo tempo, ter por convicção que o inferno é vivido aqui na terra (pelo sofrimento causado pelo afastamento de Deus) é uma sutil distorção da palavra de Deus. É certo que viver neste mundo sem Deus nos traz sofrimento, pois estaremos à mercê do maligno (“o mundo jaz no maligno”), mas mesmo assim esse sofrimento é aliviado pela graça de Deus, que é dispensada a todos, e pela intercessão de outras pessoas. O sofrimento do inferno, que é um lugar real e de sofrimento eterno, nem se comparam aos possíveis sofrimentos deste mundo, pois lá não haverá nem um pouquinho de Deus...

É isso aí! Espero que tenhamos, pelo menos, a mesma participação para a segunda confusão, ok?

Unknown disse...

Posso opinar também? Mas sem valer o prêmio... hauahuahau

1. Não é necessário que exista o Sol pra que haja luz. O que se define por 'luz' são os fótons, partículas que somente são visíveis quando colidem com alguma coisa. Então, primeiro Deus criou os fótons. Com a criação do Sol, as partículas tinham uma maneira de se propagar e chegar até à Terra. Foi como o Arnaldo disse lá em cima: primeiro Deus criou o cenário e depois colocou os objetos nele.

2. Adão morreu sim depois que comeu do fruto proibido. Antes, o homem era eterno. Agora, a humanidade foi condenada à morte. Não é instantânea, mas é morte. Por meio do pecado, a morte entrou no mundo. Logo, o castigo foi devidamente aplicado.

Unknown disse...

Certo Júnior! Concordo inteiramente!
Só temos tambem de levar em consideração que a era da graça só veio por intermédio do sacrificio de Jesus. Antes disso era a Lei e não tinha graça "pra ninguem". =P kkk
Por isso eu mantenho minha posição de considerar extremamente válida essa analogia para essa situação (a de Adão) hehe
Flwss!!

abraço!

Indian.guY disse...

Pela 3ªX vou tentar deixar um comentário aqui...
¬¬

...

Muleke! Mto doido esse debate! WOW!

Queria comentar, ok?
Fiquei sem net até o dia de hoje.
Mas essa semana, na minha leitura diária, comecei Gênesis e me detive em questões, sendo estas algumas delas.

Quanto à primeira questão, concordo plenamente com vossa senhoria Ângela e com o Vitor. Eu não acho que a expressão “haja luz” tenha sido apenas simbólica, ou mesmo uma promoção de algo que já existia. Ou seja, não acho que essa LUZ represente a própria glória de Deus, ou Seu Filho, pois todas as vezes que se diz “haja” no Cap.1 de Gênesis, gera-se algo.
Concordo com a criação dos fótons na primeira ordenança criativa. A Bíblia de Estudo Plenitude define a palavra “luz” desta expressão, de acordo com o original hebraico, como “presença de claridade de forma geral”. E... o que mais generaliza as emissões de luz se não os fótons? (por favor, me corrijam caso tenha errado na análise)
Gostaria de chamar a atenção da galera aí para o seguinte (uma coisa que percebi): no v.5 do mesmo Capítulo está escrito: “E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi tarde e a manhã: o dia primeiro”. OU SEJA, a contagem de tempo existia antes que houvesse luminares (sol e lua). OU SEJA 2, Deus já havia estabelecido as regras de tempo antes mesmo de serem “humanamente” possíveis, indicando não somente que Deus já sabia da necessidade da natuzera e do homem quanto ao descanso e à periodicidade, como também que Ele prezava (e preza) por “ORDEM&PROGRESSO”. (então Deus é brasileiro? ¬¬)

Quanto à segunda questão, concordo com o Vitor. Acho que ele foi o mais preciso quanto ao que penso: o fato de Adão ter vivido 930 anos é o próprio fruto da lei “CERTAMENTE MORRERÁS”, pois caso não pecasse, não haveria “anos de vida” (ou melhor, “ano de morte”... certidão de óbito, etc).
Por mim, a expressão “CERTAMENTE MORRERÁS” significa “HAJA MORTE”. A Bíblia de Estudo Plenitude sugere sabiamente que “a árvore do bem e do mal representa a autonomia humana, isto é, governo próprio e uma independência deliberada à parte de Deus em todas as áreas da vida”, o que levaria à morte, pois a estrutura do ser humano não permite que o mesmo saiba da existência do mal sem se envolver com ele (com a corrupção e com a ambição pessoal). Em outras palavras: o conhecimento do mal faz com que todas as obras de Deus, ao se envolverem com ele, sofram decadência (tanto o homem como a natureza e os anjos, concordando com o Jr nisso), diferente de Deus, que tem conhecimento de todas as coisas, mas que é Santo o suficiente para não se envolver com elas.
Prefiro seguir o partido de que a MORTE inevitável, à qual o homem foi sentenciado, era a física, pois se tomarmos a palavra “morte” como “fim da existência”, não seria a possível definir “morte espiritual” (fim de um espírito), sabendo que todos continuarão a existir, seja na VIDA ETERNA, seja para a CONDENAÇÃO.
Pensando assim, fica simples entender que Jesus não foi enviado para destruir a Lei (no caso, a morte física – Gn2.17), mas para cumpri-la, morrendo e participando conosco desta sentença, por ter se tornado homem (“sendo em forma Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” - Fp2.6 e 7); e anunciar a ressurreição dos mortos, da qual foi o primeiro, graças ao Seu poder divino.

Aqui se encerram as palavras de Jó.
Ou de “Jô”, para a Nasomar.
¬¬