segunda-feira, 3 de março de 2008

Confusões Bíblicas II

Galera,

segue aqui o segundo post com confusões bíblicas. São questões mais pontuais, com um pouco menos de reflexão e um pouquinho mais de pesquisa (vou tentar intercalar questões reflexivas com questões mais pesquisáveis). Divirtam-se:

  • Algumas possíveis dúvidas sobre a (primeira) vinda de Jesus:
  1. Mateu diz no versículo 17 de seu primeiro capítulo que, na genealogia de Jesus, "desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para a Babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para a Babilônia até Cristo, catorze gerações". Entretanto, se lermos os versículo que antecedem, veremos que, realmente, entre Abraão e Davi tem 14 nomes, entre Davi e a deportação tem 14 nomes também, mas entre a deportação e Cristo tem apenas 13 nomes. Como pode? Algum erro de Mateus?
  2. Jesus tem um avô diferente em Lucas 3.23 (Heli), em relação ao que é registrado em Mateus 1.16 (Jacó). Quem foi de fato o avô de Jesus?
  3. Por que Marcos não menciona a genealogia de Jesus como Mateus e Lucas fazem?
  4. Mateus diz que o nascimento de Cristo foi anunciado a José (Mt 1.20), mas Lucas afirma que foi a Maria (Lc 1.26 em diante). Quem está certo?

12 comentários:

Anônimo disse...

ehh sir Jr....
dessa vez vc apelou cara
kkkk zueira velho!
mas vamos la!
me sinto honrado em ser o rpimeiro ou um dos primeiros a comentar nesse new topico!
haha
bemm... vamos la!
1)na verdade não existe erro nenhum!
segundo o que eu e meu pai pesquisamos,é exatamente isso que segue abaixo:
Mateus organisa a genealogia de jesus em 3 grupos de 14,para mostrar q Deus tem um proposito na historia(e que proposito!)Ae tem o repeteco que o sir Jr. falow de abraão a davi...dedavi a deportação..da deportação a cristo!
agora vem o 'Q'da questão:Jeconias é incluido no segundo e terceiro grupo de catorze segundo relata mateus!
2)A genealogia que lucas retrata em seu livro realmente difere da de mateus começando com adão e não abraão!Aquem diga que mateus seguiu a linhagem de jose e lucas a de maria(seria uma das hipoteses a ser levada em questão)Pode ser que mateu não tenha citadoos acenstrais diretos,mas aqueles que teriam estado oficialmente,legalmente na linagem para o trono de davi.Mas abos mencionaram que Jesus era da descendencia de Davi.
Um fato interessante que observei é que (caraca velho!Deus é muito show mesmo!)Davi vei como um rei guerreiro,Jesus (na primeira vinda)veio com um rei bom,popular e na segunda vinda de Jesus,ele vira como um vencedor num cavalo branco!
ps.: caramba,to ficando amarradão nesse negocio aqui.logo logo vai virar vicio!kkk
3)Segundo a biblia genebra(foi de onde fiz minhas pesquisas)o proposito de marcos é apresentar por escrito o testemunho dos apostolos a respeito dos fatos da vida,morte e ressureição de Cristo.Marcos não pretendeu em momento algum escrever uma biografia de Jesus completa ou ate msm um relato completo do ministerio publico de jesus.O q esta escrito nesse livro é é bem "compacto",simlpificado sendo adaptado à estrutura basica do evangelio que seria o inicio da carreira de jesus com joão batista,o ministerio de jesus na galileia e visinhança,e sua jornada final ate o sacrificio na cruz!
4)bem ta tarde pra termimar isso! o0
mas vou dar minha opiniao por alto!e depois melhoro essa minha resposta!ok?
la vai:o anuncio do nascimento doi dito a ambos(maria e jose).de forma bem ironica posso dizer assim(prometo reformular o mais rapido possivel!):maria recebeu a noticia pelo anjo de que estava gravida e daria a luz ao salvador do mundo,e sua prima tbm estava gravida e ja estava no seu 4°mes.ela foi visitar isabel(sua prima)e jose ficou meio encucado com a historia.Jose ao saber que sua esposa estava gravida(e ele não era o pai)ficou se sentindo-com perdão da palavra-um corno!
pensou em abandonar maria e romper o casamento com ela.mas veio o anjo e falou com ele o que realmente ocorrera e ele entendendo aceitou e o resto vcs ja sabem!kkkk
ficoupalha minha interpretção(revista e atualizada na linguagem de hoje-kkk é zueira ta povo?)vou reformular essa questão amanhã talvez!
abração e boa noite,bom dia ou boa tarde!!!!!!!!!!!!!!!!!!o0 o0

Indian.guY disse...

Antes de deixar um comentário (tá muito tarde para escrever mais) gostaria de dizer que..

QUE LOUCORA!

esse Blog tá muito bom!

xD

E outra coisa: estou surpreendido com esses 2 primeiros grupos de perguntas... EU COMECEI SEM QUERER A LER MATEUS E GÊNESIS, sem saber que "cairia" nesta confusões. Me sinto prestigiado em utilizar o que já vinha pesquisando

Anônimo disse...

Olha o Jader já colocou 99% das coisas que eu ia colocar, mas como ele usou a Bíblia Genebra eu vou colocar a perspectiva da minha Bíblia de estudo Plenitude só pra complementar um pouquinho tudo que o Jader disse, mas nesse primeiro estudo sobre a Genealogia de Jesus eu pesquisei um site de Hermenêutica e encontrei um estudo interessante sobre o fato de se apresentar 14 gerações 14 e 13:


1- Primeiramente eu percebi que existem omissões de nomes nessa lista, principalmente a omissão de alguns reis na lista feita de Davi até o exílio mas isso não representa um equívoco:
“Estudos recentes indicam que apenas raramente genealogias semíticas antigas tentam preservar a linhagem biológica; mas, genealogias servem vários propósitos como: mostrar identidade e dever, para demonstrar credenciais para poder e propriedade, para dar estrutura à história e para indicar caráter. O valor de genealogias no período após o exílio na sociedade Israelita é ilustrada em Esdras 2:62; 8:1 e Neemias 7:5. A omissão de certos nomes numa lista não significa necessariamente um equívoco ou atrapalha seu propósito. A genealogia de Mateus dá estrutura à história Israelita de forma memorável e mostra a linhagem real de Davi levando ao nascimento de Jesus.”

Existe uma omissão de reis entre Davi e o exílio mas a genealogia queria demonstrar o valor e a veracidade de Jesus, mostrando que não importa quem foram seus antepassados ruins (Manassés) ou bons (Josias), e sim mostrar que Jesus veio da linhagem real de Davi.

mas quanto ao fato de se apresentar 13 "gerações" entre o exílio e Jesus também é explicado no site:
“Estudos recentes indicam que apenas raramente genealogias semíticas antigas tentam preservar a linhagem biológica; mas, genealogias servem vários propósitos como: mostrar identidade e dever, para demonstrar credenciais para poder e propriedade, para dar estrutura à história e para indicar caráter. O valor de genealogias no período após o exílio na sociedade Israelita é ilustrada em Esdras 2:62; 8:1 e Neemias 7:5. A omissão de certos nomes numa lista não significa necessariamente um equívoco ou atrapalha seu propósito. A genealogia de Mateus dá estrutura à história Israelita de forma memorável e mostra a linhagem real de Davi levando ao nascimento de Jesus.”

O site quis dizer que que nessa terceira fase da genealogia indica a ascensação de uma nova geração representada por Jesus Cristo.
Ou seja, a décima quarta "geração".


Pessoas tentam criar problemas dentro da Bíblia usando o fato das genealogias, mas a bíblia realata genealogias por mostrar uma sucessão de pessoas que tiveram valores, pecados e agiram de modo diferente mostrando a sucessão de uma civilização e não propriamente demonstrar a clareza biológica. A genealogia de Jesus em Mateus sim demonstra que José é filho de Davi e consequentemente Jesus, que foi "adotado" por José. mas o mais importante é demonstrar os tipos de pessoas e a sucessão de fatos que ocorreram ao longo da história.


só pra terminar deixo um versículo sobre genealogias que Paulo escreveu:
"nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço na fé." 1 Tm 1.4


Fonte:
A-www.hermeneutica.com/
B-Comentários Bíblia de estudo Plenitude

Unknown disse...

Gente eu errei na parte que peguei do site e colei a mesma coisa na hora de falar sobre 13 genealogias,

aqui tá o certo:
“Compreenderemos esta ‘três vezes quatorze’ genealogia melhor se imaginarmos uma letra ‘N’ maiúscula inclinada, uma N em que as primeiras quatorze gerações subam para cima de Pai Abraão até Rei Davi assim (/), as segundas quatorze gerações despencam para baixo de Rei Salomão até o Exílio na Babilônia (\), e finalmente as últimas quatorze gerações movem para cima de novo do exílio para o Cristo (/).”Assim vemos que um dos propósitos em relatar a genealogia de Jesus em três fases foi em mostrar como esta última fase indica a ascensão de uma nova geração, o verdadeiro povo de Deus, encontrando seu ápice na pessoa de Jesus.


Desculpa ai gente!

estou pesquisando sobre as outras questões, depois vou postar aqui!
abraço pra todos!

Anônimo disse...

Monica = arnaldo

Niiick disse...

Oooxi. euieoueioeueo
Mas tá.. carambaJr.. apelou dessa vez

:P

Mas tá.. aí vai...

1. A genealogia desde Abraão até Davi tem quatorze membros, contando Abraão e de Davi até Jeconias também quatorze, mas apenas treze de Jeconias até Jesus. Já que antigamente a contagem incluía os primeiros e últimos elementos de uma serie, provavelmente devemos entender a seqüência assim: de Abraão até Davi, quatorze; de Davi (contado uma segunda vez) até Josias, o último rei livre quatorze; do primeiro rei do cativeiro Jeconias, até Jesus, quatorze.

2. Mateus e Lucas mostram que José era o pai legal de Jesus, mas não seu pai genético. Jesus foi milagrosamente concebido em Maria, através do Espírito Santo. Em virtude de ser o esposo de Maria, José era considerado o pai de Jesus e portanto Jesus era seu herdeiro legal. Através de José, Jesus tinha direito legal sobre o trono de David.

Embora Jesus fosse descendente legal de José , não era seu descendente de sangue. A genealogia mostrada em Lucas indica isto claramente, declarando que Jesus era "como se cuidava o filho de José" (Lucas 3:23). Claramente, assumia-se que José era o pai biológico de Jesus, embora de fato não o fosse (Mateus 13:55).

À primeira vista , Mateus e Lucas parecem discordar quanto ao pai de José. Mateus declara que ele era o filho de Jacó, enquanto que Lucas declara que ele era o filho de Heli. Felizmente uma fonte de informação inesperada ajudou os estudiosos a esclarecer este mistério.

O Talmude de Jerusalém indica que Maria era a filha de Heli (Haggigah, Livro 77, 4). José era genro de Heli, portanto Lucas poderia chamar José de "filho de Heli", pois isto estava de acordo com o uso costumeiro da palavra "filho" nessa época, conforme precedentes bíblicos citados anteriormente.

Assim, Mateus quer claramente dar a genealogia real de Jesus, Lucas pretenderia dar aquela carnal.

3. O Evangelho de é o Evangelho do Rei. Mateus enfatiza este aspecto do caráter de Jesus Cristo, quando por 14 vezes, o chama de filho de Davi, o famoso rei cuja descêndencia Deus prometeu perpetuar no trono de Israel. O Messias viria como rei ( Zacarias,9.9) ''eis ai o teu rei'' por isso Mateus registra a genealogia de Jesus, pois um rei precisa provar sua ascendencia real.

O Evangelho de Lucas aponta o homem perfeito, para o caráter justo de Jesus Cristo. Lucas apresenta como o filho do Homem, como filho do Homem que tem uma genealogia, e Lucas registra sua genealogia. Zacarias, 6:12.

O Evangelho de Marcos está relacionado com com o sangue, que aponta para o servo sofredor, para o Messias da cruz ( Isaias,42.1 ) um servo não precisa de genealogia por isso Marcos não registra sua genealogia. Mateus focaliza a pessoa de Jesus Cristo do ponto de vista de sua realeza, isto nos leva ao lugar Santissimo do Tabernáculo, onde Deus habitava sobre o propiciatório, entre os querubins da glória. Marcos por sua vez apresenta os traços de Jesus do ponto de vista da cruz, como servo sofredor, e isto nos leva ao altar de bronze, ou dos holocaustos.

4. Ambos estão certos, pois, enquanto em Mateus há uma abordagem centrada no nascimento de um Messias Rei, em Lucas, a abordagem é de um Messias Salvador dos povos, inclusive dos gentios (Lc 2.30-32). Por outro lado, em Mateus, há uma abordagem em que, além do menino, José, o pai, é a figura fundamental. Em Lucas, Maria, a mãe, é a figura fundamental. Isso pode ser percebido claramente.

Em Mateus, o anjo aparece a José, em sonho a fim de prepará-lo para receber Maria grávida. Em Lucas, o anjo aparece, no Templo, à Maria, anunciando o nascimento de Jesus, afirmando que Ele reinaria para sempre e seria Filho do Deus Altíssimo.

Em Lucas, há a ênfase na concepção virginal pelo Espírito Santo, à semelhança de Mateus, mas como revelação a Maria e não a José, de que ela seria mãe do Salvador do mundo.

Num sei se o povo vai querer ler (pqê é mtoo grando), mas tá... tentem.

=)

:*

AleXandre disse...

**1º Questão:
Existem pelo menos duas tentativas de se explicar tal situação: uns dizem que este ou aquele nome contaria
duas vezes (Yosef marido de Miriyam), o que beira o absurdo. Outra tentativa mais sensata é a de utilizar como fonte os manuscritos
hebraicos da idade média, que listam AVNER entre AV’ICHUD e ELYAKIM. Isto resolveria este problema!!

**2º Questão:

Heli é o pai de Maria, José genro de Heli. Naquela época podia se chamar "José filho de Heli"!!

Eu entendi que Heli é o avô de sangue de Jesus, e Jacó pai de josé era "avô de consideração" (como chamamos hoje em dia) de Jesus!!

**3º Questão:

O objetivo de Marcos foi declarar o que os apóstolos viveram com Jesus!
Marcos não fez um biografia da vida de Jesus, mas pegou os depoimentos dos apóstolos e relatou como foi a vida, a morte e a ressureição de Cristo!!

**4ºQuestão:

Mateus cap.1 verso:18 a 21

18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo.
19 E como José, seu esposo, era justo, e não a queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
20 E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo;
21 ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

-Nesse trecho podemos perceber que Maria ficou sabendo antes de José, que teria um filho; José ao perceber que Maria estava grávida pensou que não era seu filho e tentou deixá-la secretamente pois era um Homem justo!!
E foi quando o anjo apareceu para José e lhe contou toda a verdade!

Nos versículos 24 e 25 temos:

24 E José, tendo despertado do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu sua mulher;
25 e não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho; e pôs-lhe o nome de JESUS.

-Neste outro trecho percebemos o quanto José era bom e obediente!!

Concluímos que:
Os dois ficaram sabendo do Nascimento de Jesus, mas em tempos diferentes!!

FiiiM

Abraço a todos

Anônimo disse...

Thiago Lopes

sobre as questões:

1- Concordo com os que os colegas falaram e queria acrescentar que
A genealogia em Mateus é uma lista dinástica, e a de Lucas é uma verdadeira lista de descendentes. As genealogias judaicas eram feitas principalmente para mostrar tais origens (judaicas) da familia, e não necessariamente para conter a exaustiva lista dos nomes de cada antepassado.
Qualquer conceito de filiação era aceitável na mentalidade do Oriente Próximo.

2- encontrei algumas explicações para essa diferença:

¹ Jacó seria pai de José e Heli seu sogro. o uso da palavra 'pai' em hebraico e grego, permitia q fosse usada no lugar de 'sogro'. A genealogia de Lucas seria a de Maria e a de Mateus a de José.

² Ambas as genealogias dão a linhagem de José. Jacó e Heli seriam irmãos. houve a prática do levirato(Sob a lei a lei hebraica, se um homem morresse e não deixasse nenhum herdeiro do sexo masculino para carregar seu nome, então o irmão sobrevivente ou outro parente mais próximo masculino era obrigado a se casar com a viúva para dar um herdeiro para o nome do irmão dele).Portanto segundo o costume, quando Heli morreu, Jacó teria tomado a viúva do irmão como esposa, e José seria filho de JAcó no sentido literal e de Heli no sentido legal.

³ José teria sido filho de Jacó por nascimento , mas filho de Heli por adoção, ou o inverso.


3- Hilário diz q há 4 genealogias de Jesus:
a Em Mateus , de Abraão;
b em Lucas, de Adão;
c em João, desde a eternidade;
d e em Marcos, de Deus-Espirito Sanot.
Acredito q a genealogia de Jesus em Marcos se resume ao primeiro versículo do primeiro capítulo: 'Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.'

4- Como já foi dito: O anjo apareceu primeiro a Maria. Depois q ela engravidou pelo Espirito Santo , José ficou sabendo e com certeza ficou muito abatido e quiz deixá-la. O anjo apareceu a José e disse q não temesse em receber a Maria como esposa.
REsumindo: o anjo apareceu primeiro a Maria e depois a José

Se eu conseguir masi alguma coisa eu posto.

Essas questões me dão uma vontade cada vez maior de estuda a bíblia.
todos deveriam participar nem q fosse lendo os posts.

Deus abençõe todos

abraços do Trich

Angela disse...

Eita, essa segunda leva está bem mais complicadinha meeeeeeeeeesmo...hehe
vou começar pela terceira dúvida:
>Por que Marcos não menciona a genealogia de Jesus como Mateus e Lucas fazem?
>>Marcos interessava-se em fortalecer a fé dos crentes romanos que seriam bastante perseguidos entre 60-70 d.C , por isso ateve-se a explicações sobre costumes judaicos, deu ênfase às ações de Jesus e deixou de lado a genealogia. Diferentemente de Mateus que é considerado o mais judaico, pois tem uma exposição mais detalhada dos ensinos de Jesus e de Lucas que registra eventos da vida de Jesus também de forma detalhada e com riqueza vocabular (na língua grega). A diferença encontrada na forma de relatar o nascimento do Messias ocorre porque cada autor tinha uma espécie de “povo-alvo”
ºMateus: judeus
ºMarcos: romanos
ºLucas: gentios
O livro de Marcos é mais sucinto, pois tinha como alvo um povo específico e que necessitava de força para permanecer fiel a causa de Cristo.
(base: Bíblia de Estudo Pentecostal)

Angela Azevedo

Ronaldo Lima Jr. disse...

MUUUUITO BOM!

Gente, estou muito feliz com a participação de vocês! As respostas estão ótima e bem completas. Vou colocar aqui meus pensamentos, que na verdade serão complementos ou parafraseamentos do que vocês já escreveram. Só fiquei com uma dúvida: que história é essa de Monica = Arnaldo?!?!?

=)


1- Como alguns perceberam, não há erro algum. Jeconias é contado nas duas últimas listas porque ele viveu tanto antes como depois do exílio. Portanto, há literalmente 14 nomes nas listas em todas as listas.

2- Era de se esperar esse tipo de confusão, pois o comum era se fazer a genealogia pelo pai, mas Jesus não teve um pai de sangue, então o que acontece é que Mateus e Lucas fazem duas genealogias diferentes: a de Mateus é através de José, o pai legal de Jesus; e a de Lucas é através de Maria, a mãe de fato de Jesus. Fato é que as duas genealogias, tanto paterna como materna, mostram que Jesus veio da Linhagem de Davi, cumprindo assim as profecias. Mateus Vem de Davi, através de seu filho Salomão, até o avô paterno de Jesus – Jacó, pai de José. Lucas também vem de Davi, mas através de seu filho Natã, até o avô materno de Jesus – Heli, pai de Maria.

Um outra diferença é que Mateus tem o propósito de mostrar as credenciais messiânicas de Jesus, que requeriam que ele viesse da semente de Abraão e da linhagem de Davi. Já Lucas tem o propósito de apresentar Jesus como homem perfeito, traçando, assim, a linha genealógica de Jesus até o primeiro homem, Adão.

3- Realmente, como vocês responderam, os evangelhos foram escritos para públicos diferentes e com propósitos diferentes. Marcos apresenta Jesus como servo, e servos não necessitam (ou até merecem) genealogia. O público romano, a quem Marcos escreveu, não tinha interesse de saber de onde um servo tinha vindo, mas sim em saber o que ele poderia fazer.

Já o público-alvo de Mateus, os judeus, esperavam o Messias, o Rei. Daí o fato já mencionado de Mateus descrever os antecedentes de Jesus até Davi, colocando-o como herdeiro do trono de Davi.Lucas direciona seu evangelho aos gregos, e apresenta Jesus como homem perfeito (como já citado) e João, que nos tem como público-alvo e apresenta Jesus como Deus, aponta sua genealogia para a eternidade.

4- As respostas de vocês são mais do que suficientes, realmente o nascimento de Jesus foi anunciado primeiramente a Maria e depois a José. Como o Jader colocou, José realmente precisava de uma revelação de Deus para poder encarar a gravidez de sua esposa de um filho que não era seu.

Continuem participando!

Indian.guY disse...

melhor tarde do que nunca:

1- se trocarmos a palavra "geração" por nascimento, que é equivalente, teremos exatamenet 3 grupos de 14 nascimentos. A única coisa que pega, como o Jr falou, é na passagem do 2º grupo para o 3º, quando a referência não é a de uma pessoa, mas de um momento, por isso Jeconias NASCEU no 2ºgrupo e GEROU no 3º.

2- a genealogia de Jesus de "Mateus" seria pela família de Maria e a de "Lucas" pela família de José

3- Como já foi dito, Marcos mostra a Jesus como servo, "sem genealogia".

4- Também como já foi dito, Mateus se detem apenas num fragmento da história que Lucas aborda. E se pararmos pra pensar, nenhum dos 4 livros sobre o evagelho é abordada TODA a história de Jesus, o que é até bíblico..acho que João disse que livors não conseguiriam conter todos os feitos de Jesus, toda sua história. Então cada "evagelista" se deeve no que pensava ser masi necessário para o seu público alvo

Anônimo disse...

1°)Mateus organisa a genealogia de jesus em 3 grupos de catorze,para mostrar que Deus tem um proposito na história.*(Abraão->Davi->Davi->deportação->deportação->Cristo)
não tem ERRO!!!!
Jeconias é repetido duas veses, no segundo e terceiro grupo de catorze!

2°)****(ñ dá!!!!)
3°)xiiiiii...