segunda-feira, 17 de março de 2008

Confusões Bíblicas III

Começamos com Gênesis e depois partimos para os evangelhos - dois começos, então por que não partimos para o fim? Mas não é o fim da gincana (que está indo muito bom!), é que esta terceira postagem de confusões será sobre Apocalipse. Então, divirtam-se:

  1. Cremos que o Espírito Santo é uma pessoa, a terceira pessoa da Divindade triúna, mas João (autor do Apocalipse) referiu-se aos "sete Espíritos que se acham diante do seu trono [de Deus]" (Ap 1.4). Então como pode o Espírito Santo ser sete espíritos se ele é uma pessoa apenas?
  2. Em Ap 5.5 Jesus é representado como um leão, o rei dos animais, o que representa sua vinda como Rei (Ap 19-20), mas o símbolo principal de Cristo no livro do Apocalipse é o Cordeiro, que é mencionado 27 vezes. E aí, Jesus voltará como um leão ou como um cordeiro?
  3. Em Ap 16.14, em 2 Ts 2.9 e outras passagens, a Bíblia usa as mesmas palavras (sinais, prodígios, poder) para descrever tanto o poder de demônios como para descrever os milagres de Deus. E então, os demônios podem realizar milagres?
Espero muita participação e tenho certeza que todos aprenderemos muito!

14 comentários:

Indian.guY disse...

nossa!

que confusão...

acabei de ler...vou reler essas passagens depois volto aqui

(soh cometei pq tava no zero ainda, rs!)

FUIZ

Unknown disse...

gente que dificil.. a unica coisa que sei mais ou menos . é que os demônios eles podem fazer "milagres" mas tipo eles fazem ocultamente. porque tipo eles curam uma pessoa de uma enfermidade mas a pessoa acho que foi curada quando elee só mudouu de lugar. =)
acho que é isso .,. vou fazer um pesquisa melhor.. mas pelo que intendii é isso.
abrass

Unknown disse...

bom
o Espírito Santo pode ser sete espíritos em uma pessoa só assim como Deus Pai, Jesus e o Espírito Santo são três em um!

pera q eu vo pesquisar mais e depois eu volto!
^^
eu botei logo isso pra nao esquecer
oeieoie
¬¬

:*

Unknown disse...

ahhh pode sim é verdade juh pq assim como Deus é um só.. e tbm três assim tbm pode o espirito ter sete espiritos,...

Niiick disse...

1.O livro de Apocalipse pra mim é o mais complexo.. a gente lê e começa a imaginar se será assim ou assado sabe.. [b]EU[/b] acredito que esses sete espíritos são os anjos que vão levar as cartas pras Igrejas. Eu tô com uma Bíblia de estudo Almeida aqui. Vô colocar o q q o comentarista fala desse versículo (talvez sirva pra alguma coisa):
"Esta apresentação e saudação do autor sugerem que se considera o [i]Apocalips[/i] com uma espécie de carta circular dirigida às sete igrejas da província da Ásia [...]. Sete: visto que esse número é o símbolo de totalidae e perfeição, as sete igrejas representam todas as igrejas."
Num sei se ajudou.. tomara q sim ;)

2. Eu não sei se essa resposta é válida nem se o argumento é concreto o bastante porque foi o que veio agora na cabeça: para mim, o segredo do negoço todo do leão e do cordeiro é só uma alusão com as características desses animais sabe?! Eu acho que Jesus vai voltar com [b]traços[/b] de homem, mas sua 'personalidade' seria semelhante a desses animais aii.. Ele seria um cordeiro porque no dia em q ele voltar quem vai interceder por nós pra Deus será ele, ele será manso e tudo.. como qnd ele morreu na cruz, qe fala na Bíblia que "Jesus morreu como um cordeiro". E seria um leão porque Ele também estará lá para nos julgar e ao mesmo tempo q ele é fiel e misericordioso, ele é justo e sabe usar as "garras" para fazer justiça e proteger o seu 'bando'.

3.Sim. Os demônios realizam milagres. É Bíblico. Vou colocar uns exemplos que eu achei aqui:
-Mt 24.24: "porque surgirão falsos profetas e falsos cristos e farão tão grandes sinais e prodígios,que, se possível fora,enganariam até os escolhidos"

-Ap 13.13-14: "E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens.
E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia."

-Ap. 16.14: "Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso."

-Ap. 19.20: "E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre."

Foi muito bom fazer essas perguntas aii :D

Niiick disse...

Ps.: caracas! ficou muito grande!
:P

Mas leiam. Vale a pena. Pra todos os comentário vale pq a gente sempre acaba aprendendo mais.. o meu dos "milagres dos demônios" ficou muito interessante.. :) sei lá. euioeueio

talita t. disse...

1-Olha só....é verdade que o Espírito Santo é uma pessoa só...ele é sete espíritos porque ele está representando todas as sete igrejas da Ásia.

2-Eu acho que Jesus não voltará nem como Leão nem como Cordeiro, eu acho que ele voltará como homem, do mesmo jeito que ele subiu ele vai descer, ou seja, como o Filho do Homem! E na própria Bíblia está escrito que Jesus voltará como ladrão, porque geralmente um ladrão não avisa quando vai aparecer, a mesma coisa com Jesus, ele não vai avisar quando vai voltar. I Tessalonicences 5:1 e 2

3- Pode mas não pode! É assim: uma pessoa clama, clama, não especificamente pra Deus, pode ser pra qualquer pessoa ou "santo", aí o demônio dá a coisa tão desejada pra pessoa, mas depois o preço é muito caro! Deus realiza milagres verdadeiramente reais!!!! Ele cura, batiza, transforma de uma forma extraordinária, e ninguém pode impedir, e a gente não paga por isso!

Anônimo disse...

1- Existem algumas interpretações para 'os sete espíritos':
-seriam sete arcanjos;
-sete poderes cósmicos q seriam sujeitos a Cristo (os judeus tinham um tipo de crença astrológica , como vários outros povos);
-Seria as diferentes manifestações do Espírito Santo.
Em isaías 11:2 faz uma alusão a esses sete poderes: Espírito do Senhor, da sabedoria,do entendimento,do conselho,do poder,do conhecimento e do temor ao Senhor.
-Seriam uma 'espécie' diferente de seres angelicais assim como as 24 anciãos e os quatro animais.
Eu acredito mais na primeira afirmação q esses 7 espíritos seriam os anjos(Ezequiel 9:2).

2- Os dois animais fazem alusão ao caráter de Jesus. Leão é corajoso, rei, defende o q é seu e é poderoso. O COrdeiro como sacrifício de sangue para limpar Sua noiva.
Então Jesus é um cordeiro q foi sacrificado por nós mas também um leão q tem todo o poder. Na sua volta Jesus vai Vir buscar sua noiva remida pelo sangue e cuidar dela como um leão cuida do que é seu.(foi o q entendi)

3-POdem sim.
Assim como Os magos do egito imitaram Moisés, o Anticristo vai imitar Jesus como prova de sua suposta divindade. E ele vai fazer esses milagres pelo poder de demônios.
Os demonios tem poder sim, mas só fazem 'milagres' com a permissão de Deus.

Unknown disse...

gente.1° o Espirito é três em um, a santissima trindade.os sete espiritos que se refere são as sete manisfestações do Espirito Santo.2° eu acho que leão é tipo valente.. e cordeiro. representando o sacrificio vivo de Deus quando entregou seu unico filho para a crucificação.3° e os demônios podem fazer "milagres" sim mas temporariamente.
acho que é issoo gente..
=)

Anônimo disse...

1-eu acho q os sete espiritos significam as sete igrjas, e elas estao bem proximas de cristo...

2-eu concordo com o q algumas pessoas disseram, q foi q cristo e comparado a esses animais,por causa do seu carater-> cristo e poderoso, e rei e cuida dos seus, como o leao
e é o nosso cordeiro q nos livra de todos os pecados...

3-eu acho q sim,embora eles usam esses 'milagres' para enganar as pessoas...
mas so Deus tem tem poder e pode nos dar VERDADEIROS dons,bençãos e milagres,etc.

Bem, eu acho q e isso...
eu vou pesquisar e depois eu volto..
bjo!

Unknown disse...

sete igrejas????
naõ entendiii.
eu acho que são sete espiritos msm ..

Renatinha disse...

noassa realmente é muito complicado, nunca tinha pensado nisso!
vou pesquisar e depois respondo!

Ronaldo Lima Jr. disse...

Muito boa a participação, e a maioria das coisas estão certas e serão repetidas por mim.
Seguem meus comentários:

1- O ES é apenas uma pessoa da trindade. Alguns teólogos acreditam que os sete espíritos mencionados por João são anjos. Outros acreditam que seja o mesmo espírito, porém com funções específicas para cada uma das sete igrejas da ásia: assim como o ES é mencionado como um pomba em Mc 1.10, associado ao vento em Jo 3.8, à agua em Jo 4.14 e como línguas de fogo em At 2.3, aqui outros simbolismos são usados, com especificidade para cada igreja. Ainda existem teólogos que acreditam na natureza sétupla do ES, usando como base Isaías 11.2, onde o Espírito do Senhor é descrito como "o Espírito de 'sabedoria' e de 'entendimento', o Espírito de 'conselho' e 'fortaleza', O Espírito de 'conhecimento' e de 'temor' 'do Senhor'".

2- É como vocês disseram, o leão e o cordeiro são figuras que ilustram certas características de Jesus (e de sua segunda vinda). O leão representa o poder, o reino; e o cordeiro representa o sacrifício perfeito feito por Ele na cruz. João chega a falar da "ira do cordeiro" em Ap 6.16, já que Jesus virá com o juízo. Imagina se você morresse por todo mundo e depois voltasse e tivesse um monte de gente que nem ligou para isso... ou seja, até a figura do cordeiro tem ilustrações que a figura do leão traz: poder.

3- O DIABO NÃO PODE FAZER MILAGRES! Explicação:
Embora Satanás tenha grandes poderes espirituais, há muita diferença entre o seu poder e o de Deus. Primeiro, Deus é onipotente (infinito em poder) e o poder do diabo é limitado e finito. Segundo, só Deus pode criar vida e só Deus pode ressuscitar mortos.

O diabo tem grande poder para enganar as pessoas (Ap 12.9). Ele é um grande mágico e um excelente cientista, e com seu vasto conhecimento de Deus, do homem e do universo, ele pode fazer "prodígios de mentira" (2TS 2.9; Ap 13.13, 14).

Os verdadeiros milagres, porém, só podem ser realizados por Deus. O diabo pode fazer o que é sobrenormal, mas não o que é sobrenatural. Somente Deus pode controlar as leis naturais que Ele mesmo estabeleceu. Todo o poder que o diabo tem é limitado por Deus, monitorado por Ele (Jó 1.10-12) e caso o diabo tenha poderes especiais, eles são concedidos temporariamente por Deus, como quando Ele permitiu que satanás trouxesse um furacão sobre a família de Jó (Jó 1.19).

Deus deu ao seu povo (nós!) o poder para ser vitorioso sobre as forças demoníacas (Ef 4.4-11); por isso João afirma que "maior é o que está em vós do que aquele que está no mundo" (1 Jo 4.4). Se nós reconhecemos o quanto limitado somos, e temos poder maior que o de satanás, imagina a limitação de seu poder...

Anônimo disse...

1)Os "sete espíritos" devem representar a perfeição e o ministério do Espírito Santo à igreja.

2)Jesus virá com Leão,não como cordeiro pois o símbolo de cordeiro foi lhe dado quando ele foi sacrificado por nós!
Já na 2ª vinda ele virá como Rei(Leão)!

3)Sim os demônios, que realizam prodígios, mas os mílagres que são feitos pelos demônios são momentâneos. E os milágres de Deus duram p/ sempre!!!
***