segunda-feira, 5 de maio de 2008

Confusões bíblicas V

A quinta etapa da gincana Confusões Bíblicas será sobre profetas.
Divirtam-se a pesquisem:


  1. DANIEL: no capítulo 3 do livro de Daniel, lemos a história da fornalha ardente. Este episódio conta que os três colegas de Daniel - Sadraque, Mesaque e Abednego - recusaram-se a prostar-se perante a imagem que Nabucodonosor havia feito. Entretanto, se Daniel era fiel a Deus, por que ele também não se recusou a dobrar-se diante dessa imagem?
  2. ISAÍAS: Se Jesus é o filho de Deus, por que Isaías o chama, no versículo 6 do capítulo 9 de seu livro, de pai da eternidade?
  3. OSÉIAS: o início do livro do profeta Oséias descreve a ordenança de Deus para que Oséias se casasse com uma prostituta. Como um Deus santo pôde fazer tal ordenança?
  4. JONAS: A história de Jonas é real ou uma ficção? Biologicamente é impossível uma pessoa ficar dentro do ventre de um peixe por três dias e sair viva sem sofrer os efeitos dos ácidos digestivos do peixe.

6 comentários:

Anônimo disse...

bem...
no caso de Daniel é o seguinte:
na minha opinião Daniel depois de ter revelado o sonho do rei e interpretado foi retribuido com presentes e título de governador.por esse fato e de ter açõa sobre os negocios da provincia de Babilonia,Daniel estivesse muito ocupado em outro lugar com seus afazeres muito longe da presença do rei!
acho q é isso!
Ja em Isaias o nome de Pai da eternidade (alem dos outros 3nomes mensionados)evidenciam as qualidades divinas e humanas de Jesus dando certeza de que ele é realmente"EMANUEL"
As pessoas podem aceitar esse fato pela fe msm sabendo q é dificil de entender literalmente o significado do Filho q deixa sua condição eterna e assume a carne.Em Paulo falaq ele tomou a forma de um servo e veio como homem
"Pelo q tbm Deus o exautou soberanamente e lhe deu um nome q é sobre todo nome"(Fp2.7,9)
Um fato q acho curioso é q alem disso tudo(essa é minha opinião)tem uma parte q acho q encaixa bem:q qndo Jesus foi morto la na cruz,ele foi ao inferno e tomou a chave do inferno e da morte!
tendo assim todo o poder sobre ela!
Oseias:cara,essa paradinha de Ozeias é muito massa de comentar!
Achei aqui na biblia Plenitude que esse casamento de Ozeias com uma mulher "vivida" representaria(vou falar de forma bem resumida mas q seja bem compreendida)o amor de Deus por Israel,que ele se posicionaria como um marido fiel e mesmo que sua esposa o traísse ele a aceitaria porque a amava!
Jonas:Humanamente falando é impossivel alguem sobreviver.mas Deus é o Deus do impossível não é?
Deus tinha um plano pra cidade de Nínive e queria usar Jonas pois ele era o mais apto pra essa tarefa!
Como ele não quiz ir por bem,foi por "mal".
Deus quando quer agir ninguem impede nem msm um estomago de um peixe!
x)~

Beca disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ronaldo Lima Jr. disse...

Valeu, Rebeca, pela correção! Se rolar outra não deixe de me dizer.

Unknown disse...

tô perquisando mais está dificil .. rsrsrsrs
"O"

Niiick disse...

1 - Oh. eu fiquei um tempão tentando procurar aparte q fala q Daniel "não se recusou a adorar a imagem" e não achei nada. Eu acho a mesma coisa q o Jader falou. Em Dn 2:48 tá escrito: "Então o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitos e grandes presentes, e o pôs por governador de toda a província da Babilônia.." Existem várias teorias sobre onde Daniel tava na hora q os amigos dele tavam na fogueira: uma diz q Nabuco (pros íntimos..hehehe) falou pra Daniel cuidar da administração durante sua ausência; outra era que tipo.. por ele ser um governador, uma pessoa importante, os oficiais que estavam lá por perto não o acusaram de se recusar a adorar a estátua; ou senão Nabuco pode ter desobrigado ele de se prostar pra estátua porque Nabuco já sabia da reputação de Daniel sobre interpretar os sonhos em nome de Deus.

2 - essa eu num sei responder não. =/ vou continuar procurando aki.. se eu achar, eu escrevo..

3 - Tem um versículo em Lv 21.7, que fala que de acordo com a lei de Deus, um SACERDOTE não podia se casar com uma prostituta ou uma mulher divorciada. Mas Oséias não era um sacerdote e outra: é possível que quando Oséias se casou com Gomer (a prostituta lá), ela ainda não fosse prostituta ou então Deus lhe comunicou que mais tarde ela ia trair ele e se prostituir.

4 - Eu acredito que seja real porque acima de qualquer ciência, Deus está conosco. Jonas tava tentando "enganar" Deus.. Deus foi e meio que castigou ele. Mas ainda assim Deus teve misericórdia de Jonas... eu acho que Deus não deixaria Jonas morrer na barriga da baleia pq Jonas ainda tinha que cumprir a sua missão. E outra.. Jesus em Mt 12.39 e 40 Jesus usa a história de Jonas até como uma ilustração de sua morte e ressurreição,oh:
" 39 -Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas;
40 -Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra."

Mais uam coisa.. não cabe a nós julgar os milagres que foramfeitos na Bíblia.. se tá escrito lá que isso aconteceu é pq aconteceu de verdade, pq a Bíblia é a palavra de Deus e Deus não é homem pra mentir. Se a gente achasse essa história só uma história de ficção, a gente teria que questionar todos os milagres que têm na Bíblia e isso nos faria perder a confiança nesse livro tão maravilhoso.

:)

Ronaldo Lima Jr. disse...

Mais uma vez a participação de vocês vai diminuir o tamnanho do meu comentário (parabéns!).

1- as respostas do Jader e da Nyc se complementam e estão corretas. É claro que não podemos falar com certeza, mas essas são as especulações mais fortes. Fato é que, como a Nyc disse, não há na Bíblia passagem que fale que Daniel adorou à imagem.

2- A Bíblia utiliza várias metáforas e analogias para caracterizar Deus (e a trindade), utilizando figuras até mesmo de animais (cordeiro, leão de Judá, a pomba do Espírito Santo, etc). A passagem de Isaías utiliza várias dessas metáforas, mostrando nosso Salvador como Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz. Como Pai da Eternidade vemos que Jesus, como parte da trindade, é verdadeiramente Deus, pois é criador da eternidade e nos concede a vida eterna.

3- É verdade, Nyc, que alguns teólogos especulam que Gômer pode ter começado a se prostituir só depois de ter se casado com Oséias, e que Deus já conhecia seu coração (não sabia disso, fui pesquisar um pouco), mas acho que o importante aqui é a lição, como o que o Jader colocou. Através desse casamento Deus queria ilustrar de maneira dramática que Ele é fiel mesmo quando seu povo é completamente infiel (já que o povo estava adorando a outros deuses, ou seja, se prostituindo espiritualmente). A confusão aqui é que parece que Deus está em contradição ao aprovar a prostituição, mas Ele não aprovou a prostituição de Gômer e nem enviou Oséias ao pecado pois Ele não mandou que Oséias se prostuisse, mas que se casasse e fosse fiel à sua esposa, Gômer, mesmo ela sendo infiel. Ou seja, Oséias foi um profeta fiel e por não ter tido relações fora do casamento (que é prostituição) não cometeu esse pecado.

4- Muito boas as respostas, e a da Nyc está bem completa. A referência que Jesus faz sobre Jonas é prova suficiente de que o episódio foi real. E de fato, Nyc, não cabe a nós julgar a natureza sobrenatural de Deus.